Acupuntura e Moxabustão

Efetivas técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

A acupuntura é uma das mais conhecidas e difundidas práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, com mais de 3.000 anos de história.

É uma técnica cientificamente comprovada, reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças de forma natural.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano é percorrido por canais chamados meridianos, por onde circula a energia (Qi ou ATP) que nos dá vitalidade. Quando o fluxo de Qi é bloqueado ou desequilibrado, podem surgir dores, doenças e outros problemas de saúde. O objetivo da acupuntura é justamente restaurar o fluxo harmonioso do Qi, liberando esses bloqueios ou desarmonias e promovendo o reequilíbrio energético do organismo.

O tratamento consiste na inserção de agulhas especiais, muito finas, em pontos específicos da superfície corporal, conhecidos como acupontos. Essa técnica estimula a liberação de substâncias bioativas que ativam mecanismos em diferentes níveis – bioquímicos, fisiológicos, neuroquímicos e hormonais – promovendo o reequilíbrio da saúde e bem-estar. Além das agulhas, a acupuntura pode utilizar, de forma integrada, outras técnicas, tais como:

 

  • Moxabustão: aquecimento dos pontos com bastões de Artemísia sinensis (erva medicinal) em brasa.
  • Eletroacupuntura: aplicação de corrente elétrica de baixa intensidade nas agulhas.
  • Laseracupuntura: aplicação de feixes de luz laser de baixa intensidade para estimular os pontos de acupuntura.
  • Ventosa: aplicação de copos que criam vácuo na pele.
  • Auriculoterapia: estimulação de pontos específicos na orelha, que representam microssistemas do corpo.

 

Desta forma, tratamos as queixas do paciente de maneira natural, controlada e integrada.

 

A Ciência por Trás da Acupuntura

Apesar de sua origem em uma filosofia milenar, a acupuntura tem sido amplamente estudada e seus mecanismos de ação vêm sendo desvendados através de pesquisas cientificamente comprovadas, especialmente nas últimas décadas. Desde 1995 a acupuntura é reconhecida no Brasil como uma especialidade de profissionais da área da saúde.

As pesquisas científicas, com mais de 15 mil artigos, teses e trabalhos publicados, mostram que a inserção das agulhas em pontos específicos de nosso corpo estimula terminações nervosas na pele e nos tecidos subjacentes (principalmente nos músculos). Essa estimulação envia “mensagens” ao sistema nervoso central (medula e cérebro), desencadeando a liberação de diversas substâncias químicas, como:

 

  • Neurotransmissores: como endorfinas (analgésicos naturais do corpo), encefalinas, serotonina, noradrenalina, dopamina e GABA, que têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e moduladores do humor.
  • Substâncias anti-inflamatórias: como cortisol, citocinas (IL-10), óxido nítrico, que ajudam a reduzir a inflamação em diversas partes do corpo.
  • Hormônios: influenciando o sistema endócrino e imunológico.
  • Liberação do vaso dilatador óxido nítrico (NO), melhora da circulação sanguínea, reduz da dor, regulação a pressão arterial, estimula a cicatrização e regeneração, apoio ao sistema imunológico, efeitos neuromoduladores

 

Essa modulação do sistema nervoso e a liberação de substâncias bioativas explicam muitos dos efeitos observados na acupuntura, como alívio da dor, relaxamento muscular, regeneração tecidual entre outros, que promovem a melhoria do bem-estar físico, emocional e mental.

 

Os Benefícios Comprovados da Acupuntura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e inúmeros estudos científicos têm relacionado uma ampla gama de condições que podem ser tratadas ou aliviadas pela acupuntura. Entre os benefícios mais notáveis e com maior comprovação, destacam-se:

 

  • Alívio da Dor Crônica: Aqui no Brasil é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam a acupuntura. É altamente eficaz no tratamento de dores coluna (lombalgia, cervicalgia, ciatalgias), no ombro, joelho, quadril, enxaqueca e dores de cabeça tensionais, fibromialgia, cólicas menstruais, dores articulares, musculares, neuropatias periféricas.
  • Redução da Ansiedade, Depressão e Estresse: A acupuntura pode modular a produção de hormônios relacionados ao estresse (como o cortisol) e estimular a liberação de neurotransmissores que promovem relaxamento e bem-estar, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, estresse e até mesmo depressão.
  • Melhora da Qualidade do Sono: Ao promover o relaxamento e equilibrar o sistema nervoso, a acupuntura pode ser eficaz no tratamento da insônia.
  • Tratamento de Náuseas e Vômitos: Especialmente aqueles induzidos por quimioterapia ou gravidez.
  • Auxílio em Problemas Digestivos: Pode ajudar a regular o funcionamento do estomago, fígado e intestino e aliviar sintomas de gastrite, úlcera e síndrome do intestino irritável, doença de Crohn.
  • Condições Ginecológicas: Além da gestação, fertilidade e das cólicas menstruais, pode auxiliar na síndrome dos ovários policísticos (SOP), sintomas da menopausa.
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico: A acupuntura pode influenciar a produção de células de defesa e anticorpos, contribuindo para uma melhor resposta imune do corpo.
  • Auxílio em Alergias e Problemas Respiratórios: Pode ajudar a aliviar sintomas de rinite, sinusite e asma.

 

A acupuntura é uma ferramenta poderosa para a saúde, com uma rica história e crescente base científica. Ela pode ser integrada à medicina ocidental para potencializar os resultados e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Se você está considerando a acupuntura, é fundamental procurar um profissional qualificado e experiente para garantir um tratamento seguro e eficaz.

Tire suas dúvidas

Perguntas e Respostas

Você possui alguma dúvida em relação a Acupuntura Chinesa e Japonesa que não está listada abaixo?
Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em ajudá-lo!

O que é Acupuntura? Para que serve?

São efetivas e eficazes técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utilizadas há mais de 3000 mil anos, cientificamente comprovadas, reconhecidas e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Na Medicina Oriental, quando adoecemos, é sinal de que nosso organismo está em desequilíbrio.

A acupuntura e técnicas da MTC estimulam o próprio organismo a melhorar seu funcionamento, restabelecendo a harmonia da saúde através de estímulos de pontos específicos nos canais energéticos do corpo (Meridianos), onde circulam as energias que promovem o equilíbrio e harmonia tanto do corpo quanto da mente.

Entre as técnicas utilizadas, além da acupuntura, é possível incluir-se moxaterapia, ventosaterapia, cromoterapia, fitoterapia chinesa e gua sha.

A Acupuntura moderna é realizada com a inserção de pequenas agulhas, até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção, em pontos específicos do corpo, visando alívio de dor e outros efeitos locais e sistêmicos.

Pesquisas recentes com o uso de ressonância magnética funcional mostram que a acupuntura pode ter ação no sistema nervoso central, com a ativação de áreas específicas cerebrais que atuam no controle e regulação da dor e outros sintomas.

Outras pesquisas mostram que a acupuntura também age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento dos sintomas.

O tratamento pode acupuntura, segundo a Organização Mundial da Saúde e centenas de pesquisas científicas, proporcionam benefícios no tratamento de patologias tanto agudas quanto crônicas.

Qual a diferença entre Acupuntura e Tratamento Convencional?

São diversas as razões que levam as pessoas a procurar o tratamento por acupuntura, como por exemplo:

Muitas vezes, os pacientes têm uma patologia que não responde bem ao tratamento convencional. Eles procuram uma opção terapêutica que possa ser eficaz para seu problema.

O tratamento convencional frequentemente requer medicamentos com efeitos colaterais indesejáveis importantes, como sonolência, náuseas e mal estar. Assim, os pacientes procuram alguma forma de tratamento que não traga malefícios e alivie seus sintomas.

Pacientes que fazem uso contínuo de diversos medicamentos controlados que podem ou ser caros, ou com efeitos colaterais indesejáveis, ou que interferem um com o outro. Assim, a acupuntura pode ser uma opção terapêutica para diminuir o uso de tantos remédios contínuos.

Os estudos mostram que quando a Acupuntura é feita por um especialista qualificado, o risco de efeitos adversos é infinitamente menor do que o de qualquer medicamento.

Como age a Acupuntura?

Na Medicina Oriental, quando adoecemos, é sinal de que nosso organismo está em desequilíbrio.

A acupuntura e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estimulam o próprio organismo a melhorar seu funcionamento, restabelecendo a harmonia da saúde através de estímulos promovidos (agulhamento, acupressão, moxa entre outros), em pontos específicos nos canais energéticos do corpo (Meridianos), onde circulam as energias que promovem o equilíbrio e harmonia tanto do corpo quanto da mente.

Quem pode ser tratado com Acupuntura?

De um modo geral todas as pessoas, independentemente da idade, que sofrem de dores, stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos entre outras enfermidades, e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Acupuntura é um procedimento seguro?

Sim, desde que realizada por um profissional qualificado e capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais.
Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

Acupuntura poder ser utilizadas na Pediatria?

Na literatura e mesmo na prática são observados excelentes resultados da acupuntura para pacientes pediátricos, que muitas vezes têm restrição para o uso de medicamentos de uso contínuo devido aos seus efeitos adversos. Inclusive, muitos Profissionais Acupunturista são especialistas também em pediatria.
Estudos mostram benefícios da acupuntura no tratamento de diversas doenças desta faixa etária, como crises de asma e bronquite, cefaleias e enxaquecas, além de outras dores agudas.
Algumas crianças têm medo de agulhas. Para esses casos, podemos nos utilizar de outras técnicas da medicina chinesa, como a acupuntura a laser, ventosaterapia e moxabustão.

A Acupuntura Dói? Tenho medo

Muitos dos pontos utilizados são totalmente indolores, com o paciente nem sentindo a agulha penetrar na pele. Após estarem no seu ponto correto, pouco se nota a sua presença. Eventualmente pode ocorrer de acertar um ponto mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao Acupunturista, que corrigirá a inserção da agulha. Quando o tratamento é doloroso quase sempre está relacionado a um mau profissional.

As agulhas de acupuntura convencionais são até 10 vezes mais finas que as agulhas utilizadas para injeções e coleta de sangue.

As agulhas que utilizamos são mais finas que as de acupuntura convencionais e não penetram totalmente na pele, são inseridas apenas bem superficialmente.

Para pacientes que mesmo assim tiverem medo de agulhas, utilizamos outras técnicas para a estimulação dos pontos, como: ventosaterapia (colocação de uma ventosa por sucção sobre a pele), e moxabustão (espécie de estímulo térmico indolor, pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris).

A maioria das pessoas relatam que uma sessão de acupuntura é relaxante.

Como é a sessão de Acupuntura? Como funciona?

Na primeira consulta é feita uma profunda anamnese onde busca-se além de conhecer a queixa principal, estabelecer o diagnóstico e o tratamento, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura, desta maneira os pontos de atuação são selecionados e inicia-se o processo de tratamento.
Em cada ponto selecionado do corpo é feita a limpeza da pele com álcool a 70º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de quinze minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. As sessões posteriores são aproximadamente iguais.

O resultado da Acupuntura é imediato?

Depende do tipo, do tempo de evolução e do processo degenerativo da doença, além também das técnicas adequadas de acupuntura utilizadas.
Geralmente, em quadros agudos, sem lesão estrutural, o efeito é imediato. Em casos crônicos, o efeito pode ocorrer a partir da quinta sessão. Por exemplo, em casos de dor lombar por contratura muscular, quase sempre a melhora é mais rápida, podendo haver melhora significativa após a primeira aplicação. Em contrapartida, em casos de achatamento de corpo vertebral por osteoporose, traumatismo ou tumor, a resposta é mais lenta e deve, nesses casos, ser associada a analgésicos, porém em menor dosagem, e, consequentemente, com menos efeitos colaterais.
Portanto o tratamento varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados.
Na maioria dos casos, indica-se de cinco a dez sessões.

Qual a frequência do tratamento?

Usualmente a frequência do tratamento é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Como exemplo, dores lombares de origem músculo-ligamentar com menos de seis meses de duração exigem, em média, cinco sessões até o seu controle.

Acupuntura tem efeitos colaterais?

Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão.
Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente.
Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

Acupuntura pode transmitir doenças?

A acupuntura é um método invasivo e, como tal, deve-se seguir as regras básicas de esterilização e manipulação.
Em nossa clínica somente utilizamos material esterilizado e não há risco algum.
Nossas agulhas são descartáveis, tornando o tratamento mais prático e seguro.

Devo parar de tomar remédios?

O tratamento com a acupuntura pode ajudar na diminuição do uso de medicamentos de uso contínuos, mas você deve sempre consultar seu médico antes de fazer qualquer mudança de medicamentos, pelo maior risco de efeitos adversos ou efeito rebote em alguns casos.
Recomendamos que não pare o uso de medicamentos sem qualquer avaliação médica.

Acupuntura trata todos os tipos de doenças?

A acupuntura apresenta ação geral e específica e atua nos diversos sintomas e doenças, de acordo com técnicas e pontos selecionados, citamos algumas:
• Ansiedade
• Stress
• Dores em Geral
• Depressão
• Fibromialgia
• Enxaqueca
• Insônia
• Tratamento de dores na coluna vertebral
• Nevralgia do trigêmeo
• Auxiliar no tratamento de Fertilidade
• Crise do Pânico
• TPM
• Rinite e Sinusite
• Sintomas da Menopausa
• Emagrecimento
• Problemas Estomacais
• Problemas Intestinais
• Psoríase
• Promover relaxamento geral do corpo
• Estimular o sistema imunológico
• Liberar as toxinas existentes
• Aliviar a dor
• Melhorar a circulação sanguínea
• Alteração da pressão arterial
• Equilíbrio de cálcio
• Ação cicatrizante, tratamento de escara, incisões cirúrgicas.

Existem recomendações antes das sessões?

De modo geral, não há necessidade de cuidados especiais, mas recomenda-se tomar as medicações normalmente, não ingerir bebidas alcoólicas, caso necessário a alimentação deve ser leve antes da sessão, porém não estar com fome, para evitar desconfortos. Trata-se de uma recomendação, não sendo, portanto, motivos para impedimento do tratamento.

Não existe nenhum impedimento durante o período de menstruação, resfriado ou gripe.

Trazer shorts ou bermuda, o ideal é não utilizar roupas apertadas para seu maior conforto durante as sessões.

Conheça os

Profissionais Desta Terapia

Dr. Marco Petrus Dotta

Biomédico Certificado, Habilitado e Qualificado em Medicina Tradicional Chinesa (CEATA), com especialização em Acupuntura Chinesa e Japonesa, Acupuntura Oncológica, Auriculoterapia, Barras de Access (Access Counciousness), Florais de Bach, Cone Hindu, Reiki, Coaching (Pessoal, Profissional, Executivo e Liderança).

É Staff nos treinamentos da Sociedade Brasileira de Coach, Coach para Coaches e Coach para alunos de Graduação e Pós-Graduação na Fundação Alvares Penteado (FAAP).

CLINICA7
Fabi1

Dra. Fabiana do Amaral Dotta

Nutricionista e Terapeuta certificada, habilitada e qualificada em Medicina Tradicional Chinesa com Especialização na Saúde da Mulher, Infertilidade e Fertilidade, Especializada em Medicina Chinesa e Japonesa Avançada, Auriculoterapia, Facilitadora em Barras de Access, Facilitadora em Terapia Floral de Bach (Healing Herbs).

Entre em contato e

Agende Seu Horário

Entre em contato conosco da maneira que preferir para que possamos agendar seu atendimento!

Endereço

Rua Elias José Aun, 312 - Alto da Colina - Indaiatuba

Email

contato@integraindaiatuba.com.br

Telefones

(19) 3328.1244
(19) 99833.1042

Conheça mais

Artigos Sobre Acupuntura Chinesa e Japonesa

ANSIEDADE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

CONSCIÊNCIA E MODELO DE MANIFESTAÇÃO SEGUNDO A MEDICINA CHINESA Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, somos…

Hiperidrose (suor excessivo)

Hiperidrose (suor excessivo) na visão da Medicina Tradicional Chinesa Segundo Maciocia (1996), o suor na…

Ansiedade

CONSCIÊNCIA E MODELO DE MANIFESTAÇÃO SEGUNDO A MTC Segundo a Medicina tradicional Chinesa, somos consciências…

× Fale Conosco