CONSCIÊNCIA E MODELO DE MANIFESTAÇÃO SEGUNDO A MTC
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, somos consciências dotados de vontade própria e capacidades desenvolvidas para promover a interatividade consciencial através da formação de um modelo de manifestação condizente com a necessidade e nível de maturidade individual. A consciência em si utiliza basicamente 4 veículos para se manifestar, são eles: cognitivo, psíquico, energético e orgânico. Estas estruturas conscienciais vibram cada uma em seu ambiente multidimensional contudo estabelecem a interconectividade através de canais de energia chamado de meridianos.
Os meridianos são parte de um sistema energético formado por Acupontos e Chakras. Essas estruturas moldam a constituição, amadurecimento e funcionamento do corpo biológico através de energias especiais denominadas de JING QI. O sistema energético insere-se no meio orgânico estabelecendo contato com órgãos, vísceras, sistemas orgânicos e o cérebro; além de comunicar a consciência com todo o corpo, através de centrais de referência energética posicionadas estrategicamente pelo corpo humano.
ANSIEDADE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Medicina Tradicional Chinesa entende a ansiedade como um estado emocional agitado e/ou confuso gerado pelo excesso de atividade da Mente (Shen), causado principalmente pela instabilidade emocional carregada de negatividade, frustrações, inseguranças, medos, crenças, etc.
A insegurança, frustração, o medo provocado pelo excesso de “fantasia”, imaginação e ilusão induz ao achismo perturbador. A “fantasia” e a ilusão provocam a criação de um ambiente mental agitado no qual a insegurança e medos são a mola mestre que disparam a instabilidade emocional não permitindo o raciocínio através de um pensamento lógico e a percepção que está tudo certo, a partir daí cria-se tantos contextos que dão o disparo ao “pânico”.
Outro fator que impulsiona a instabilidade emocional é a sensação de estar sempre em dívida ou atraso, que por sua vez perturba a análise compreensiva dos pensamentos na estrutura cognitiva.
Quando se percebe, quando se sente que isto está presente o caminho é sair, é se livrar imediatamente destes pensamentos, é não permitir o avanço.
O Tratamento com acupuntura fornece, a partir de uma combinação inteligente de acupontos, a capacidade de perceber, de sair e de se livrar do processo de “fantasia” e ilusão, trazendo à tona a claridade e a percepção, desacelerando os pensamentos agitadores, porém o movimento de perceber e sair cabe ao paciente.
Características gerais:
- Vive constantemente com o pensamento no futuro, deixando quase que de lado o presente;
- Dificuldade ou incapacidade de controlar ideias e pensamentos geradores de agitação mental;
- Incapacidade de refletir e selecionar pensamentos;
- Turbilhão de ideias que deixam confusas e não consegue estabelecer, organizar e seguir prioridades;
- Dificuldade de esperar eventos e/ou resultados futuros;
- Incapacidade de saber o que sente, não consegue dar nome ou caracterizar o que sente, gerando agonia, martírio;
- Falta do autoconhecimento, do eu interior.
Conduta de tratamento:
- Ajustar a vibração das estruturas conscienciais (cognitivo, psíquico, energético e orgânico);
- É necessário parar, pensar e investigar as raízes, saber o porquê, como, o que fez ou faz ficar assim;
- Criar estabilidade e equilíbrio vibracional das estruturas conscienciais, criar motivação e transformação.
Tratamento proposto:
Vaso Extraordinário Chong Mai; C7; C3; P5; E36; VG20; Yintang; Shen man.
Dr. Marco Petrus Dotta
Biomédico – Acupunturista
CRBM – 5879
Especialista em Medicina Chinesa