ILIB – Intravascular Laser Irradiation of Blood é uma técnica terapêutica cientificamente comprovada e a mais de 30 anos é amplamente utilizada por profissionais da saúde para diversos efeitos terapêuticos.
Tem como objetivo aplicar a Irradiação do Laser Vermelho de baixa intensidade sobre a artéria radial e atingir a corrente sanguínea para promover a ativação celular, produzindo os efeitos terapêuticos desejados, tais como: otimizar as funções do coração, dos pulmões, do sistema circulatório, do sistema neurológico, libido, cognição, aumentar o poder de resposta imunológica, aumentar o efeito antioxidante, anti-inflamatório, aumentar a oxigenação, absorção da nutrição e circulação sanguínea, que por final resulta na prevenção e tratamento de diversas doenças cardiovasculares (diabetes, colesterol, hipertensão), doenças neurológicas, artrite, artrose, fibromialgia, inflamações e tensões musculares, além de favorecer o rejuvenescimento.
Estudos demonstram que esta técnica também age sobre tecidos lesionados e/ou em processo inflamatório, ocorrendo um alívio imediato da dor, redução do edema e aceleração da cicatrização.
A técnica ILIB oferece um tratamento não invasivo, indolor e sem efeitos colaterais, e pode ser aplicada para vários tratamentos de forma isolada ou em conjunto com outros procedimentos. (ver indicações abaixo)
Ação
- Produz um efeito fotoquímico que incrementa o metabolismo e a síntese da metaloenzima SOD (Superóxido dismutase), principal proteína fisiológica reguladora do sistema oxidativo corpóreo, enzima fundamental na formação do colágeno. A enzima SOD inativa as espécies reativas de oxigênio (EROs), e assim protege as células das mutações e do envelhecimento.
- Influencia a atividade das enzimas mitocondriais, em particular do Citocromo C oxidase (Cox), enzima chave no processo de produção de energia da célula.
- Melhora a capacidade hemorreológica das hemácias; interfere na cascata do ácido araquidônico e com isso produz ação anti-inflamatória
- Aumenta a produção de prostaciclinas, promovendo a antiagregação plaquetária, tornando o sangue mais fluído e assim previne problemas vasculares.
Como é feito o procedimento?
Para realizar o tratamento, o paciente utiliza uma pulseira com uma entrada específica para a introdução do aparelho de raio laser que emitirá luzes de laser vermelho na artéria radial, trazendo resultados mais potentes e não invasivos.
O laser irradia cerca de 660 nanômetros e atinge a camada mais superficial da pele. A terapia tem ação vasodilatadora, aumenta a oxigenação na corrente sanguínea, nutre os tecidos e remove toxinas do organismo.
Durante o processo, o laser atinge a profundidade necessária para irradiar as artérias, garantindo os mesmos resultados. Além disso, com o laser a aplicação pode acontecer de forma contínua de 5 minutos até 1 hora, tempo considerável para que toda a corrente sanguínea receba a energia fotônica e os benefícios que ela traz consigo.
Com que frequência realizar o tratamento?
A frequência depende das indicações do profissional, do tratamento a ser realizado e da idade do paciente. Geralmente as sessões são realizadas por um período de 30 minutos, de uma a quatro vezes por semana, dependendo do quadro clínico do paciente.
Quando ele começa a dar sinais de melhora, a quantidade de sessões pode diminuir, conforme a evolução do tratamento e a manutenção poder ser feita a cada 15 dias.
Em casos de estética, a quantidade de sessões depende da área a ser tratada e dos resultados desejados pelo paciente, além das condições da pele.
Que cuidados tomar?
Por mais que as vantagens sejam muito atrativas, a aplicação não pode ser feita em 100% dos casos. Quem tem marca-passo, histórico de câncer de pele na região a ser tratada, glaucoma, fotossensibilidade e está em período de gestação deve-se ter atenção e fazer uma boa anamnese. Outra limitação é quando o paciente faz uso de anticoagulantes.
É sempre bom fazer uma anamnese com o profissional sobre as limitações. Essa é a melhor forma de saber se o procedimento é mesmo indicado.
Indicações
- Doenças do Sistema Respiratório
- Doenças Cardiovasculares
- Doenças Inflamatórias
- Fibromialgia
- Doenças Hepáticas crônicas
- Doenças Neurológicas Degenerativas
- Aceleração de cicatrizações em geral
- Estresse
- Depressão
- Psoríase
- Anemia Falciforme
- Combate aos radicais livres
- Rejuvenescimento (conhecida como soro da juventude a laser)
- Processos infecciosos
- AVC
- Diabetes
- Distúrbios lipídicos
- Aftas, ulceras
- Terapias Estéticas e capilares
- Alergias
- Redução de Edemas
- Dores (pela produção de prostaglandina e aumento das taxas de serotonina)
- Combate a manchas na pele, olheiras e celulite
- Queimaduras
- Herpes
Efeitos Fisiológicos
- Controle da pressão arterial
- Diminuição de radicais livres
- Diminuição dos açúcares e gorduras no sangue
- Aumento da oximetria sanguínea
- Aumento e melhora na circulação sanguínea
- Controle das enzimas hepáticas (TGP e TGO)
- Aumento da SOD1 (cobre-zinco superóxido dismutase) que mantem as células seguras de resíduos metabólicos e formação de colágeno.
- Redução da pressão intraocular (bom para glaucoma)
- Melhora hemodinâmica do feto quando da irradiação da gestante
- Redução do conteúdo de proteína C reativa
- Aumento do nível plasmático de imunoglobulinas (IgA, IgM, IgG)
- Diminuição da capacidade de agregação trombocitária
- Ativação da fibrinólise que aumenta a circulação periférica.
Efeitos Clínicos
- Relaxamento e alivio do estresse
- Melhora na qualidade do sono
- Sensação de bem-estar e de autoconfiança
- Melhora na disposição para realizar tarefas físicas
- Facilitação para as atividades cognitivas
- Alívio de dores
- Alívio de inchaços
- Coadjuvante no emagrecimento e rejuvenescimento.
Bibliografia:
- ILIB – Laserterapia de amplo efeito sistêmico – Profa. Dra. Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli – PhD e Pesquisadora em Biofotônica – IFSC/USP
- ILIB – A terapia da vitalidade – Dra. Fernanda Rossi Paolillo
- Aparelho ILIB – Dr. Ricardo Trajano
- BAGNATO, Dr. Vanderlei S. e MENEZES, Dra Priscila Fernanda C.; I Fórum de Aplicação da Luz na Saúde Estética. São Carlos – SP, 2016
- BAGNATO, Dr. Vanderlei Salvador. Novas Técnicas Ópticas para as Áreas da Saúde. São Carlos – SP: USP Livraria da Física, 2008.
- HICKS, Angela; HICKS, John; MOLE, Peter. Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos. [trad. Maria Inês Garbino Rodrigues] São Paulo: Roca, 2007.FOCKS, Claudia e MÄRZ, Ulrich. Guia Prático de Acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. [trad. Reinaldo Guarany] Barueri-SP: Manole, 2008.
- HOUAISS, Antonio; Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
- LEE, Eu Won. Acupuntura Constitucional Universal. São Paulo: Ícone: Bioaccus [distribuidor], 2002.
- MANOEL, Cecília do Amparo e PAOLILLO, Dr.a Fernanda Rossi e MENEZES, Dr.a Priscila Fernanda Campos. Conceitos Fundamentais e Prátios da Fotoestética.São Carlos-SP: USP Copacta, 2014.
- MENEZES, Dr.a Priscila Fernanda Campos. Aplicação da Luz na Dermatologia Estética. Protocolos clínicos: Terapia Fotodinâmica/Fotobiomodulação; Terapia Cosmética Fotoativada; Peelings Químicos e Fotoativados; Cosmetologia e Nutricosméticos; Microagulhamento Fotoativado e Fotobiomodulação. São Carlos – SP: USP Compacta, 2017
- PAOLILLO, Dr.a Fernanda Rossi e BAGNATO, Dr. Vanderlei Salvador. Novos Enfoques da Fototerapia paraCondicionamento Físico e Reabilitação. São Carlos – SP: USP Compacta, 2014.
- YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional: a arte de inserir. São Paulo: Roca, 1993.
- Therapy ILIB – DMC