Osteopatia

Restabelece a função das estruturas e sistemas de nosso corpo, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente.

Criada pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still, a Osteopatia é um tratamento utilizado desde 1874 e tem como objetivo principal restabelecer a função das estruturas e sistemas de nosso corpo, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente, através de métodos tradicionais de avaliação detalhada para obtenção de um diagnóstico preciso e tratamento adequado, com maior ênfase aos métodos mecânicos e manipulativos para detectar e corrigir disfunções na estrutura corpórea.

Esta técnica terapêutica é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, sendo inclusive recomendado e incentivado por esta entidade.

No final dos anos 80 e início dos anos 90 se iniciaram no Brasil as primeiras formações universitárias em Osteopatia, regulamentada pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), que qualifica o Fisioterapeuta como profissional habilitado para esta especialização. 

O objetivo principal da osteopatia é tratar o organismo como um todo e visa encontrar as regiões que apresentam disfunção e, por meio de técnicas manuais, reestabelecer a função normal das estruturas e dos sistemas corporais proporcionando, assim, a melhora das queixas e o bom funcionamento do organismo, promovendo a saúde e o bem-estar.

Durante o tratamento, através de aplicações de técnicas manuais, são feitos movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte afetada e do corpo.

A osteopatia é indicada para aquelas pessoas que apresentam dores agudas e crônicas, que acabam impactando negativamente na rotina diária. Em sua maioria, a osteopatia trata de dores na coluna, ciática, ombro, luxações, espasmos musculares, problemas estruturais causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, estresse, tensões musculares entre outras patologias.

Durante a consulta e tratamento o Osteopata busca conhecer e entender a razão dos sintomas apontados pelo paciente para poder tratar a raiz do problema e não somente a queixa principal, ou seja, a osteopatia não elimina apenas as consequências do problema, elimina a origem da disfunção. Para isso utiliza as mãos como instrumento de diagnóstico e tratamento, recorrendo à várias técnicas terapêuticas manuais que proporcionam o alívio e o bem-estar, são elas:

  • Estruturais (ajustes nas articulações),
  • Musculares (tratamento de músculos e tendões)
  • Cranianos (partem do crânio para tratar o corpo)
  • Viscerais (órgãos e a relação entre eles)
  • Linfáticos e Imunitários (sistema linfático e imunitário) 
  • Fasciais (tecidos fasciais)

Desta maneira a Osteopatia é indicada para:

  • Disfunção Visceral: Problemas digestivos, constipação, refluxo, gastrite, colite, digestão lenta, cólica, síndrome do intestino irritável, tensão pré-menstrual, entre outros
  • Coluna: Lombalgia, cervicalgia, torcicolo, dor nas costas (dorsalgia), sacroíleítes, hérnias de disco e ciáticas.
  • Membros Superiores: Bursites, tendinites, epicondilites, túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, LER.
  • Membros Inferiores: Dor na pata de ganso, esporão de calcâneo, fasceítes, entorses.
  • Cabeça: Cefaleia (dor de cabeça), enxaquecas, vertigens, labirintites, zumbidos, dores de ouvido, dor na face, alterações da ATM (ex: Bruxismo).
osteopatia

Como é Feito o Processo de Tratamento?

Em uma primeira consulta, o profissional avalia as queixas do paciente, coletando informações sobre histórico de doenças na família, problemas de saúde, estilo de vida e hábitos alimentares.

Somente após essa avaliação inicial, o osteopata poderá começar a parte manual. Geralmente são utilizadas apenas as mãos para entrar em contato com o corpo do paciente e trabalhar exatamente na causa da dor, aliviando os sintomas.

A duração do tratamento pode variar de acordo com o problema do paciente, em geral ocorre aproximadamente 90 minutos.

Entre em contato e

Agende Seu Horário

Entre em contato conosco da maneira que preferir para que possamos agendar seu atendimento!

Endereço

Rua Elias José Aun, 312 - Alto da Colina - Indaiatuba

Email

contato@integraindaiatuba.com.br

Telefones

(19) 3328.1244
(19) 99833.1042